sábado, 22 de outubro de 2011

Educabrilho

Não tenho plena certeza do que espero com a criação deste espaço na rede. Tenho um pouco de certeza das coisas que pretendo comentar, discutir, conhecer.
Não acredito que consiga perceber o mundo, o amor, a educação sem observar um certo "brilho no olhar" daqueles que passam por mim, que passo por eles, a quem encontro, sigo, deixo pelos caminhos ou caminham comigo.
Não tenho mesmo plena certeza se devo, consigo ou quero compreender o mundo. Bom mesmo é viver. Sem pressa, sem interesse nas coisas absurdamente grandes. Acho sim que vale a pena mesmo é viver.
comentar a vida entretanto, não tem nenhuma relação com compreender a vida. Basta falar do que se sente, do que se vê e daí colher os abundantes comentários que espero receber. 
Discutir a vida, propósito exclusivo de quem pretende ampliar-se em suas redes de conhecimento, sabedoria e a certeza de sua constante transfomação. É a existência que se renova nos entreolhares da vida, nos desaforos falados, ouvidos. Nas práticas exercidas até sem a melhor intensão de ser. Nas trocas de afagos, carinhos merecidos ou não. Apesar que amor sempre tem sua razão de ser.
Mas o melhor mesmo é conhecer. Reconhecer. Reconhecer-se. Só assim poder compartilhar, sentir, fazer, acreditar e enfim amar. Com brilho no olhar.
Aparentemente não vou falar aqui das coisas da escola. o que pretendo mesmo é falar das coisas das escolas. Da escola instituição, da escola família, da escola ruas e avenidas, da escola becos e vielas, da escola salas de aula, da escola professor, da escola educador, da escola aprendiz, da escola coração, da escola tecnologias, da escola amor. Todas estas coisas juntas formando a escola da vida ou as escolas das vidas. As escolas das vidas das pessoas. Das vidas sim, pois são muitas as vidas que se tem em uma vida, em um coração. Cada amanhecer, uma vida, cada relação, uma vida, cada, cada noite e sua escuridão, uma vida, cada sol, cada sorriso, cada canção, uma vida. Isto é o que pretendo por educabrilho, educação com esta palavra que permeará quem sabe todas as NOSSAS postagens: amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário